Tragédia deixou dois mortos e 10 feridos
Um avião de pequeno porte caiu na manhã da última sexta-feira (7) na Avenida Marquês de São Vicente, na Barra Funda, Zona Oeste de São Paulo, atingindo um ônibus e deixando duas pessoas mortas e 10 feridos.
A aeronave decolou do Campo de Marte, na Zona Norte, com destino a Porto Alegre (RS), mas sofreu uma pane e tentou retornar ao aeroporto. No entanto, perdeu altitude rapidamente e caiu na movimentada via, causando uma explosão.
O dC reuniu o que se sabe e o que ainda precisa ser esclarecido sobre a tragédia.
📌 O que aconteceu?
O avião modelo King Air F90, prefixo PS-FEM, decolou do Campo de Marte às 7h15. Apenas três minutos depois, o piloto solicitou retorno imediato ao aeroporto.
A aeronave não conseguiu completar a manobra e caiu na Avenida Marquês de São Vicente, nº 1.874, atingindo a traseira de um ônibus da viação Santa Brígida. Testemunhas relataram que a aeronave já estava em chamas antes do impacto.
Imagens de câmeras de segurança registraram o momento da queda. O vídeo mostra o avião surgindo em alta velocidade, deixando um rastro de fogo antes da explosão.
Avião modelo King Air F90 - Foto (reprodução) |
🛩️ Quem estava no avião?
As vítimas fatais foram:
🔴 Márcio Louzada Carpena, 49 anos – Advogado, palestrante e dono da aeronave. Ele viajava frequentemente pelo Brasil para ministrar palestras sobre comportamento e transformação pessoal.
🔴 Gustavo Carneiro Medeiros – Piloto experiente, com mais de 5.700 horas de voo, sendo 1.912 horas como comandante de aeronaves do modelo ATR.
Ambos morreram carbonizados dentro da aeronave.
![]() |
Márcio Louzada Carpena a esquerda e Gustavo Carneiro Medeiros - Foto (reprodução) |
🚑 Houve outros feridos?
Sim. O impacto e a explosão feriram 10 pessoas, entre elas cinco passageiros do ônibus atingido.
Os feridos foram encaminhados para diversos hospitais da capital paulista:
📌 Cristina Garcia de Moraes, 60 anos – Santa Casa de Misericórdia
📌 Edinê Soares Gomes Chaves, 56 anos – Pronto-Socorro Santana
📌 Jacqueline Soares Rosa de Oliveira, 42 anos – Hospital Geral de Vila Penteado
📌 Maria de Fátima Monteiro Lopes, 61 anos – Hospital Santana
📌 Homem não identificado – Hospital Barra Funda
Além disso, um motociclista que passava pela avenida foi atingido por destroços do avião, teve ferimentos no braço e foi atendido no Pronto-Socorro da Barra Funda.
O motorista do ônibus, que conseguiu evacuar o veículo antes da explosão, entrou em estado de choque e precisou de atendimento médico.
✈️ Como era o avião?
📌 Modelo: King Air F90
📌 Ano de fabricação: 1981
📌 Capacidade: 8 lugares
📌 Velocidade máxima: 468 km/h
📌 Proprietário: Máxima Inteligência Operações Estruturadas e Empreendimentos Ltda
📌 Data de compra: 11/12/2024
O avião havia sido adquirido há menos de dois meses, e sua documentação estava regularizada.
🛬 O piloto declarou emergência?
Sim. O piloto Gustavo Medeiros solicitou retorno imediato ao aeroporto, mas não explicou o motivo.
O áudio de um comandante que aguardava decolagem no Campo de Marte revelou a última comunicação do piloto:
🗣️ “Torre, solicito retorno imediato, Fox-Echo-Mike [prefixo FEM]”
Logo em seguida, a torre tentou contato novamente, mas não obteve resposta.
Especialistas indicam que o problema pode ter sido pane nos comandos de voo, dificultando o controle da aeronave.
🛑 O que evitou um desastre maior?
Três fatores impediram que a tragédia tivesse um número ainda maior de vítimas:
✅ O avião caiu antes das 8h, horário em que o trânsito na avenida se intensifica.
✅ A queda ocorreu no sentido bairro, onde há menos fluxo de veículos pela manhã.
✅ O semáforo da avenida Nicolas Boer estava fechado, contendo o trânsito.
Segundo o especialista Gerardo Portela, se o acidente tivesse ocorrido 30 minutos depois, poderia ter atingido centenas de pessoas.
📹 O que disseram as testemunhas?
🔸 João Lucas Amaral, engenheiro: “O avião pegou na árvore, na placa e começou a despejar querosene.”
🔸 Adriano Rolim, personal trainer: “O piloto tentou pousar na Marques de São Vicente, mas bateu na traseira do ônibus e explodiu.”
🔸 Genival Dantas, motorista: “A bola de fogo foi enorme. Quem estava ali achou que ia ser atingido.”
🕵️ Como será feita a investigação?
O Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos) ficará responsável pela apuração das causas da queda.
Os investigadores já realizaram a Ação Inicial, que consiste em:
🔍 Coleta de destroços da aeronave
🔍 Análise da última comunicação com a torre
🔍 Verificação de registros de manutenção
O objetivo da investigação não é encontrar culpados, mas prevenir novos acidentes.
Já a Polícia Civil de SP abriu um inquérito para investigar possíveis falhas mecânicas, erro humano ou imprudência.
🔎 O que falta saber?
Ainda não há respostas para algumas perguntas importantes:
❓ Qual foi o real problema que levou o piloto a solicitar retorno imediato?
❓ O avião estava com excesso de peso ou combustível?
❓ O motor apresentou falhas antes da decolagem?
❓ Há registros de manutenção recente na aeronave?
A expectativa é que as investigações levem meses para serem concluídas.
📌 Conclusão
A tragédia da queda do King Air F90 na Barra Funda deixou duas vítimas fatais e mostrou o impacto de acidentes aéreos em áreas urbanas.
Ainda que o piloto tenha tentado um pouso de emergência, os destroços, o incêndio e os feridos evidenciam a gravidade da situação.
Enquanto as investigações avançam, especialistas já alertam para a necessidade de rigorosas inspeções em aeronaves particulares para evitar novas tragédias.
A qualquer momento, novas atualizações sobre o caso.
📍 Acompanhe as notícias e siga nossas redes sociais para mais informações!
#Avião #AcidenteAéreo #SãoPaulo #Tragédia #Investigação
COMENTÁRIOS