Estrutura caiu sobre o rio Tocantins; três caminhões foram arrastados, deixando uma pessoa morta e duas feridas.
Na manhã deste domingo (22), a ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, que liga os estados do Maranhão e Tocantins, desabou, causando a morte de duas pessoas e deixando oito desaparecidos. Segundo informações preliminares da Polícia Rodoviária Federal (PRF), três caminhões caíram no rio Tocantins durante o colapso da estrutura.
O Acidente
O desabamento ocorreu no trecho que conecta as cidades de Estreito (MA) e Aguiarnópolis (TO), uma importante via de ligação entre os estados. Imagens registradas por celular mostram o momento em que a ponte cedeu, revelando o impacto devastador do acidente.
De acordo com a PRF, duas pessoas foram encontradas mortas, enquanto os outros dois motoristas que estavam nos caminhões foram resgatados e encaminhados a um hospital da região.
Os mortos no desabamento da ponte foram identificados como Alana, uma jovem de 25 anos, e Marçon Gley Ferreira, um homem de 42 anos. Ambos estavam em motocicletas no momento da tragédia.
Marçon Gley Ferreira, de 42 anos mototaxista, Foto (reprodução) |
Entre os desaparecidos estão duas crianças, duas mulheres e quatro homens. Segundo informações das autoridades, a parte da ponte que desabou sobre o rio Tocantins tinha três motos, três carretas e um carro no momento do acidente.
Os motoristas das três carretas ainda estão desaparecidos. No carro que caiu com o colapso da ponte, estavam um casal e uma criança. O homem foi resgatado e está internado em Estreito, fora de perigo. No entanto, a mulher e a criança permanecem desaparecidas, enquanto as buscas continuam.
As buscas por sobreviventes foram suspensas no início da noite após a Defesa Civil confirmar que um dos caminhões que caíram da ponte transportava ácido sulfúrico, uma substância altamente perigosa para as equipes de resgate. Por conta do risco químico, os trabalhos foram retomados mais tarde, mas de forma limitada, utilizando apenas botes para varredura na superfície do rio, sem a presença de mergulhadores na água.
Causas do Desabamento
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) informou que o desabamento aconteceu porque o vão central da ponte, com 533 metros de extensão, cedeu. As causas do colapso ainda estão sendo investigadas pelas autoridades.
Com o desabamento, o trecho está completamente interditado, e a PRF orienta motoristas a utilizarem rotas alternativas.
Rotas Alternativas
Em nota, o DNIT informou um desvio para motoristas que dependem da ponte:
- No Tocantins: Utilizar a estrada Darcinópolis/TO até Luzinópolis/TO, seguir pela BR-230/TO até São Bento/TO (km 101), e de lá continuar em direção a Axixá/TO e Imperatriz/MA.
- No Maranhão: Utilizar a BR-226/MA em Estreito/MA até Porto Franco/MA, e de lá seguir pela BR-010/MA até Imperatriz/MA.
Apoio às Vítimas e Motoristas
Equipes do governo estadual foram mobilizadas para o local do acidente para auxiliar nas buscas por possíveis vítimas adicionais e oferecer suporte aos motoristas impactados pela interdição da ponte.
Mais informações sobre a causa do desabamento e o estado das vítimas serão divulgadas à medida que as investigações avancem.
Vídeos
COMENTÁRIOS