Relatório Preliminar sobre o Acidente Será Divulgado em 30 Dias, com Causa Ainda em Apuração
Informações iniciais da transcrição da caixa-preta do avião ATR 72-500 da Voepass, que caiu na última semana, resultando na morte de todos os 62 passageiros a bordo. As gravações revelam momentos de tensão na cabine, incluindo gritos e uma pergunta do copiloto sobre a necessidade de "dar potência" à aeronave. Apesar dessas revelações, a causa do acidente ainda não foi determinada, com investigações em andamento para desvendar os detalhes da tragédia.
Análise Preliminar e Dificuldades na Decifração dos Diálogos
A análise inicial dos dados da caixa-preta, conduzida pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), não identificou sons característicos de falhas elétricas, pane ou fogo, elementos que poderiam direcionar as investigações. Especialistas apontam que a proximidade das hélices da aeronave à cabine de comando gerou muito barulho, dificultando a interpretação clara dos diálogos captados.
Apesar dessas dificuldades, a análise preliminar não descarta a hipótese levantada por especialistas de que o acidente possa ter sido causado pela formação de gelo nas asas, levando a uma perda de estabilidade da aeronave, conhecida como "estol". No entanto, a confirmação dessa teoria ou a identificação de outras causas dependerá de uma investigação mais aprofundada, incluindo a análise detalhada de mais registros das caixas-pretas.
"Entre a percepção da perda de altitude e o impacto do avião no solo, transcorreu aproximadamente 1 minuto, durante o qual a tripulação fez esforços para reagir. A gravação termina com gritos."
Investigação Internacional em Andamento
Além do Cenipa, a investigação conta com a participação de engenheiros da ATR, fabricante francesa do avião, e da Pratt & Whitney, empresa canadense responsável pelo motor da aeronave. Esses especialistas estão trabalhando em conjunto na sede do Cenipa, em Brasília, auxiliados por representantes da BEA (Bureau d'Enquêtes et d'Analyses), da França, e do TSB (Transportation Safety Board), do Canadá. A colaboração internacional é parte de acordos globais de cooperação em casos de acidentes aéreos, garantindo que a investigação se beneficie do mais alto nível de conhecimento técnico sobre o modelo de aeronave envolvido.
Copiloto Humberto de Campos Alencar e Silva — Foto: Arquivo pessoal |
Expectativas e Prazos para o Relatório Preliminar
Os investigadores estão empenhados em desvendar o "contexto" da tragédia, que até o momento permanece nebuloso. O relatório preliminar do caso deve ser concluído em 30 dias, e trará uma análise mais detalhada dos dados coletados, oferecendo uma visão mais clara sobre os eventos que levaram ao acidente. A expectativa é que, com a combinação das informações da caixa-preta e o conhecimento técnico das equipes envolvidas, as causas da queda possam ser finalmente esclarecidas, trazendo respostas para as famílias das vítimas e para a comunidade aeronáutica.
O incidente com a aeronave da Voepass reforça a importância das investigações minuciosas em acidentes aéreos e destaca a necessidade de cooperação internacional para garantir que todas as possibilidades sejam exploradas e compreendidas. Enquanto o relatório final não é divulgado, as autoridades e os especialistas continuam a trabalhar para descobrir as causas dessa tragédia e evitar que eventos semelhantes ocorram no futuro.
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