José Santa Cruz Deixa Legado Inesquecível no Entretenimento Brasileiro
O mundo do entretenimento brasileiro despede-se de um de seus grandes nomes. José Santa Cruz, ator renomado, dublador, radialista e humorista, faleceu nesta sexta-feira (26), aos 95 anos. A notícia foi confirmada pela TV Globo, onde José teve uma longa e frutífera carreira. O ator lutava contra a doença de Parkinson e estava internado devido a uma broncopneumonia.
Nascido em Picuí, Paraíba, José Santa Cruz iniciou sua jornada artística aos 18 anos, substituindo um amigo em uma rádio. Sua estreia na televisão aconteceu em 1960 e desde então, sua presença tornou-se uma constante na tela dos brasileiros. Em "O Bem Amado", na TV Globo, ele fez sua primeira aparição na emissora, que foi seguida por um período marcante de 2002 a 2015 no humorístico "Zorra Total", onde interpretou personagens memoráveis como Jojoca, Barbosa, Manoelito, Costado e Tesourinha.
Entre 2015 e 2017, José também integrou o elenco do programa "Zorra", continuando a trazer o humor e carisma que tanto caracterizaram sua carreira. Seu trabalho mais recente foi na novela "Espelho da Vida" (2019), onde mais uma vez demonstrou seu talento inigualável.
Além de sua carreira na televisão, José Santa Cruz foi uma voz icônica na dublagem brasileira. Foi ele quem emprestou sua voz ao inesquecível Dino da série "A Família Dinossauros", popularizando o bordão "querida, cheguei". Seu alcance vocal também trouxe vida ao Magneto dos filmes e desenhos dos X-Men, Rúbeo Hagrid na saga Harry Potter e J. Jameson nos filmes do Homem Aranha, além de dublar Danny DeVito em diversos filmes.
José deixa sua esposa, Ivane Maria Mendes Bastos, com quem compartilhou a vida por 72 anos, além de três filhos, cinco netos e quatro bisnetos. O velório acontecerá neste sábado (27), a partir das 13h, no Cemitério da Penitência, em Botafogo, no Rio de Janeiro, onde amigos, familiares e fãs poderão prestar suas últimas homenagens.
A partida de José Santa Cruz marca o fim de uma era de ouro para o humor e a dublagem no Brasil. Seu legado, no entanto, permanecerá vivo nas memórias e nos corações dos que tiveram o prazer de conhecer seu trabalho e sua arte.
COMENTÁRIOS