Treinamento faz parte da Campanha SP Sempre Alerta
Na última quarta-feira (31/1), a cidade de Votuporanga foi palco do treinamento da Defesa Civil do Estado de São Paulo, intitulado "Operação São Paulo Sempre Alerta". O evento, destinado aos integrantes das Defesas Civis de 175 municípios das regiões de São José do Rio Preto, Araraquara, Barretos, Franca e Ribeirão Preto, contou com a participação ativa de representantes de Américo Brasiliense.
O coordenador da Defesa Civil de Américo Brasiliense, Valmir Lupe, junto dos integrantes, Odirlei Joaquim, Luiz Fernando e Michele Carina, marcou presença no evento, evidenciando o compromisso do município com a segurança e preparação para situações de emergência.
O treinamento teve como cenário o plenário da Câmara Municipal de Votuporanga e contou com a presença de diversas autoridades, incluindo o prefeito Jorge Seba, acompanhado da primeira-dama e presidente do Fundo Social, Rose Seba; o deputado estadual Carlão Pignatari e sua chefe de Gabinete na Assembleia, Karina do Carmo; a major Cláudia Andreia Bemi, diretora do Departamento de Proteção e Defesa Civil do Estado; o vereador Jura; o secretário da Cidade, Fábio Okamoto; os responsáveis pelas Defesas Civis das regiões de Rio Preto (Cap. PM Fernando Maçano) e Barretos (Ten. Wellington); e o comandante do Corpo de Bombeiros de Votuporanga, Ten. André Luiz Teixeira.
Plenário da Câmara Municipal de Votuporanga - Imagens cedidas |
Durante as palestras, os meteorologistas da Climatempo abordaram as condições meteorológicas para o período de chuva, enquanto a Coordenadoria Estadual apresentou temas como Situação de Anormalidade, Logística Humanitária, Assistência Social em situações de emergência e Mapeamento Comunitário de Risco.
Ao término do treinamento, os participantes receberam certificados, e os municípios representados foram pontuados no Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEG-M) e no Programa Município Verde Azul. Além disso, cumpriram um dos critérios para o recebimento do "Kit Operação Chuvas de Verão".
Este evento reflete o comprometimento crescente das autoridades locais com a preparação para desastres naturais, evidenciando a importância da cooperação e do planejamento estratégico para enfrentar os desafios impostos pelas condições climáticas, reforçando a segurança das comunidades paulistas.
COMENTÁRIOS