Obras de travessia inicia na próxima segunda (22).
Valmir Lupe Coordenador da Defesa Civil de Américo - Foto (Michel Belli) |
A partir da próxima segunda-feira (22), o trânsito no trecho da Alameda Aldo Lupo, em Américo Brasiliense, será interditado para a realização de obras de construção de uma travessia em aduela sobre o Córrego Maria Mendes. O investimento, no valor de mais de R$ 2 milhões, foi anunciado pelo Governo de São Paulo em março do ano passado, em resposta à intervenção da Defesa Civil do estado. Engenheiros, após uma visita à cidade em 2023, alertaram sobre o risco de queda e alagamentos devido às chuvas, que não comportavam a vazão de água na ponte no trecho conhecido como "baixada da Sadia," próximo à rotatória da Avenida Santo Ântonio.
A solicitação da liberação emergencial de recursos para as obras na Alameda Aldo Lupo, em Américo Brasiliense, ganhou impulso significativo após uma trágica ocorrência em Araraquara. A cidade vizinha foi palco de um acontecimento devastador, no qual o Corpo de Bombeiros encontrou os corpos de cinco membros de uma mesma família após um carro ser "engolido" por uma cratera na noite de quarta-feira (28) de dezembro de 2022. Na ocasião a prefeitura de Araraquara decretou luto oficial.
A tragédia em Araraquara serviu como um alerta contundente para a necessidade de investimentos em infraestrutura e segurança viária em municípios vizinhos, como Américo Brasiliense. O Executivo do município através do Prefeito Dirceu Pano e seu Vice Luzimar Alves (baianinho) em conjunto com a defesa civil do município, intensificou os esforços para a liberação emergencial de recursos visando a construção da travessia em aduela na Alameda Aldo Lupo sobre o Córrego Maria Mendes.
História da Intervenção
A solicitação para a intervenção teve início em 2017, quando a Defesa Civil Estadual, representada pelos Sargentos Cirilo e Michele, realizou uma visita técnica aos locais apontados pelo Departamento de Planejamento e Obras do Município e a Defesa Civil. Na ocasião, a ponte em questão estava entre as demandas solicitadas pelo município.
Visita técnica da Defesa Civil do estado em agosto de 2017 - Imagem (Prefeitura de Américo Brasiliense) |
Início das Obras e Interdição da Avenida
Após uma nova visita técnica por engenheiros da Defesa Civil do estado, realizada na última terça-feira (16) no gabinete do executivo, o atual Prefeito Dirceu Pano e o Coordenador da Defesa Civil, Valmir Lupe, confirmaram o início das obras. A Alameda Aldo Lupo será interditada a partir da próxima segunda-feira, permanecendo fechada por no mínimo 90 dias, período necessário para a conclusão das obras.
Da esquerda para direita - Valmir Lupe, Engenheiro da defesa civil do estado, Prefeito Dirceu Pano, engenheiro da Defesa Civil do estado - Imagem (Defesa Civil de Américo) |
O Departamento de Trânsito do município já está instalando placas refletivas informativas nas rotas de desvio. Conversamos com o Coordenador da Defesa Civil, Valmir Lupe, que orientou os trechos com rotas alternativas, incluindo:
- Via de acesso Prefeito Valdemiro Brito Gouvêa (Via Ademir Gouvêa)
- Avenida Maria Balbino Dotoli Carlesci
- Rua Emilia Beraldo dos Santos
- Rota Alternativa para Santa Lúcia, de fácil acesso pela Rua Manoel Borba
Modelos das placas informativas/indicativas - Foto (Michel Belli) |
Modelos das placas informativas/indicativas - Foto (Michel Belli) |
O trecho na Alameda Aldo Lupo, conhecido como "baixada da Sadia," próximo à rotatória da Avenida Santo Ântonio e na rotatória da Avenida Araraquara, estará totalmente interditado durante o período das obras.
Os esforços visam garantir a segurança da população e a qualidade das infraestruturas viárias, trazendo benefícios a longo prazo para Américo Brasiliense. A compreensão e colaboração dos cidadãos durante esse período de intervenção são fundamentais para o sucesso das obras.
COMENTÁRIOS