O termo pejorativo "macaca" foi utilizado pela autora das mensagens, intensificando o teor discriminatório e ofensivo.
Na noite desta terça-feira (19), uma jovem de 25 anos dirigiu-se à delegacia de Polícia Civil em Araraquara, buscando providências legais contra uma série de injúrias raciais que teria sofrido através das redes sociais.
De acordo com o relato da vítima, a ex-namorada do seu atual parceiro tem utilizado o Facebook como plataforma para disseminar mensagens ofensivas, direcionadas à cor de sua pele e ao fato de alisar os cabelos. As publicações, que se tornaram rotineiras, carregam teor discriminatório e ofensivo.
Agravando a situação, a autora das mensagens teria comparado o relacionamento da vítima com seu namorado à relação entre um ser humano e um animal, utilizando o termo pejorativo "macaca".
Conforme o relato da jovem, as injúrias ocorrem com frequência, o que a motivou a documentar as ofensas, reunindo registros de tela que serão entregues às autoridades como prova do ocorrido.
A Polícia Civil está dando atenção ao caso, porém, até o momento, os dados da autora das ofensas não foram divulgados.
A injúria racial é um crime previsto no ordenamento jurídico brasileiro, caracterizado por ofensas que atingem a dignidade e o respeito de um indivíduo, com base em características raciais. A gravidade desses atos e a necessidade de coibí-los reforçam a importância da investigação e do enfrentamento de casos de discriminação e preconceito racial na sociedade.
A vítima espera que a ação das autoridades possa trazer justiça diante da violação de seus direitos e que este caso sirva como um alerta para a conscientização e o combate à discriminação racial em todas as suas formas.
COMENTÁRIOS