A nova bancada negra da Câmara apresentou um plano para estabelecer um feriado nacional. A partir do próximo ano, o feriado será válido.
Esta quinta-feira (21), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou o projeto de lei que declara o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra como feriado nacional. Em 20 de novembro, é comemorado o falecimento de Zumbi, o líder do Quilombo dos Palmares, no século XVII. A data é uma ocasião para refletir sobre a cultura negra e a luta pela igualdade de direitos.
O dia 20 de novembro agora é feriado nacional, unindo o país para celebrar e conscientizar a importância histórica e cultural da comunidade negra no Brasil. Antes, era feriado em seis estados e em cerca de 1,2 mil cidades.
Após a recente apresentação da bancada negra da Câmara, o projeto foi aprovado no mês passado pelo Senado e pela Câmara. Essa ação aumenta o reconhecimento oficial de uma data já importante para a comunidade afro-brasileira.
Em 2011, o Congresso aprovou uma lei para estabelecer o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, mas os parlamentares não decidiram tornar a data um feriado nacional.
A oficialização de feriados em todo o país é um grande avanço na valorização da cultura afro-brasileira e na conscientização da luta por igualdade e direitos da população negra. Esta ação reconhece e honra o papel fundamental de Zumbi dos Palmares e a comunidade negra na construção da identidade e diversidade do Brasil.
COMENTÁRIOS