O projeto, que começou recentemente, abrangerá a totalidade do território urbano da cidade
Um projeto de coleta seletiva voluntária foi iniciado em Santa Lúcia (SP). Ao todo, oito membros da recém-criada Associação dos Trabalhadores da Coleta Seletiva trabalham de porta em porta em toda a área urbana do município, coletando materiais como papel, plástico, metal e vidro. (Consulte os dias, horários e locais abaixo).
Aproximadamente 80 toneladas de lixo são produzidas no município por mês, sendo que 5% dessa quantidade é destinada à reciclagem. Antes da iniciativa, os catadores trabalhavam de forma precária e individualmente, sem usar EPI.
Além disso, todos os resíduos coletados eram armazenados nas residências desses trabalhadores, levando ao acúmulo de lixo e à proliferação de insetos.
A ideia de mudar e fundar a associação é que todos ganhem uma renda digna e reduzir o volume de rejeitos recicláveis destinados ao aterro sanitário da cidade em até 50%. Isso trará benefícios sociais e ambientais com um novo local para depósito desses materiais. Para ajudar os profissionais durante o serviço, a prefeitura oferece um caminhão.
A expansão e a conscientização
Além disso, o município espera aumentar o volume de resíduos coletados pelos catadores como resultado do projeto. Eram recolhidos seis toneladas de recicláveis por mês antes. A estimativa é agora dobrar esse número, coletando 12 toneladas por mês.
O projeto 'Coleta Seletiva Solidária' foi lançado em Santa Lúcia (SP). Foto: Divulgação rede social |
Verifique o dia da coleta seletiva em seu bairro:
- Centro
- Jardim Esperança
- Conjunto Habitacional Dimas Ometto.
- Jardim Nova Santa Lúcia
- Jardim Novênio Pavan.
COMENTÁRIOS