A International Football Association Board (Ifab) examinou a ideia com o objetivo de diminuir as reclamações sobre árbitros
A International Football Association Board (Ifab), que supervisiona as regras do futebol, está considerando implementar uma nova regra de "expulsões temporárias" com o objetivo de reduzir as reclamações com árbitros durante jogos em todo o mundo. Além disso, durante os jogos, apenas os capitães teriam permissão para conversar com os juízes.
O jornal britânico The Times disse que a iniciativa, que ainda está em discussão, tem como objetivo proteger os juízes de agressões e ofensas, além de ajudar a tomar decisões em casos que exigem mais cuidado e precisão. O juiz é responsável por determinar se um jogador é expulso temporariamente por motivos mais graves e deve ser expulso da partida por dez minutos.
"Os jogadores podem não se preocupar tanto em receber um cartão amarelo por dizerem algo inapropriado ao árbitro, mas pode fazer uma grande diferença se eles souberem que isso significa parte do jogo fora de campo", explicou Lukas Brud, CEO da Ifab.
A nova regra será um recurso disciplinario para os árbitros, que hoje podem usar os cartões amarelo e vermelho se for confirmada.
A ideia de uma expulsão temporária foi testada nas categorias de base do futebol da Inglaterra e os resultados foram positivos. Isso fez com que a Ifab se sentisse melhor. É também possível permitir que os capitães dos times conversem com os árbitros, o que evita reuniões desnecessárias. Rugbi, por exemplo, usa essa regra.
Proteger a função de árbitros de futebol é o objetivo principal da Ifab, pois isso permitirá que as próximas gerações continuem motivadas nessa carreira sem se preocupar com agressões físicas ou outros problemas emocionais ao apitar uma partida de futebol.
"Há um grande problema em reter árbitros ou motivar as pessoas a começarem a arbitrar", declarou Brud. "Eles veem o que está acontecendo em campo, sentem os abusos e têm medo de agressões. Começa no topo. O que os ídolos de futebol fazem em uma partida, crianças e adultos no futebol amador vão copiar no dia seguinte", concluiu o dirigente.
COMENTÁRIOS