O animal foi capturado e deixado solto em um bairro de chácaras em Araraquara, conforme mostra um vídeo que está circulando nas redes sociais
O vídeo, que foi compartilhado mais de setecentas vezes em uma rede social, mostra um leão parado na rua enquanto é filmado. Embora o narrador afirme estar "chapado", o animal estava na Chácara Flora, em Araraquara, o que despertou a curiosidade dos moradores. É Fake, pois a história do leão ocorreu longe da Morada do Sol.
O objetivo do vídeo, que durou cerca de trinta segundos, era persuadir os internautas a acreditar que o leão estava andando pelas ruas de Araraquara. No entanto, na verdade, ele fugiu de um circo na cidade de Ladispoli, 50 km a oeste de Roma, a capital da Itália.
Foto reptodução vídeo Fake do leão de Araraquara - Redes sociais |
Vídeos circularam pela internet em todo o mundo e mobilizou autoridades. Cinco horas depois do evento, o felino foi capturado e sedado pela polícia local, ajudada pelo próprio circo.
A proliferação de recursos on-line tem aumentado o número de notícias falsas, aumentando a necessidade de cuidado. Evite compartilhar informações se você tiver dúvidas sobre a veracidade. Este caso reforça a importância de verificar as fontes e garantir que as informações sejam confiáveis antes de compartilhá-las.
É ilegal criar e compartilhar informações falsas?
- Calúnia: Caluniar alguém, imputando-lhe falsamente fato definido como crime. Pena: detenção de seis meses a dois anos e multa.
- Difamação: Difamar alguém, imputando-lhe fato ofensivo à sua reputação. Pena: detenção de três meses a um ano e multa.
- Injúria: Injuriar alguém, ofendendo-lhe a dignidade ou o decoro. Pena: detenção de um a seis meses e multa.
COMENTÁRIOS