Para que serve essas abas faciais no Avatar?
O vídeo no X mostra os rostos bizarramente agitados dos cervos muntjac em toda a sua maravilha glandular. Embora possa parecer a anatomia facial idealizada pelo Avatar de James Cameron , eles são na verdade uma adaptação que esses animais evoluíram para serem capazes de marcar seu caminho pela natureza selvagem.
🚨CURIOSIDADES: Você já viu essa espécie de cervo de aparência alienígena, com "buracos" no topo da cabeça ?
— 🅾 🅳🅸🅰🆁🅸🅾 🅳🅰 🅲🅸🅳🅰🅳🅴 (@oDCoFicial) November 1, 2023
Saiba mais em - https://t.co/1IjsfPApvK pic.twitter.com/YWQ4tNmchn
O muntjac de Reeves ou chinês, Muntiacus reevesi , é um tipo de cervo nativo do sudeste da China e de Taiwan. No entanto, seu alcance agora vai muito além disso, pois foi introduzido por humanos na Europa, no oeste dos Estados Unidos e no Japão, e se o folclore acreditar, ele foi historicamente predado por esquilos assassinos .
Como animais que vivem na floresta, eles são cervos pequenos e reservados e, embora seu latido seja um indicador útil para os humanos que desejam fotografar muntjac, eles fazem a maior parte de sua comunicação interespécies por meio do cheiro. Nos rostos dos cervos muntjac há dois conjuntos de glândulas odoríferas; o pré-orbital que fica bem na frente dos olhos e as glândulas frontais que ficam na testa. Embora não sejam os únicos mamíferos com cascos a ter essas glândulas, eles as usam para comunicação com mais frequência do que outras espécies de cervos que vivem em grupos maiores.
Em repouso, as glândulas faciais estão fechadas e parecem nada mais do que algumas dobras de pele. No entanto, se o muntjac decidir começar a marcar o cheiro, ele pode incendiar as glândulas musculares , o que é realmente um truque de festa muito peculiar.
As glândulas faciais alargadas do muntjac têm finalidades diferentes. As glândulas frontais em forma de V na testa são usadas principalmente para marcar o cheiro do ambiente e, portanto, o muntjac irá mantê-las fechadas, a menos que estejam esfregando a cabeça em um tronco ou galho de árvore. Eles também dilatam suas glândulas quando excitados, por exemplo, se se depararem com um parceiro em potencial ou com um primata sem pelos de aparência estranha segurando uma xícara de comida.
Os machos usarão suas glândulas faciais alargadas para marcar o cheiro com mais frequência do que as fêmeas, especialmente quando na companhia de outros muntjacs machos. Eles os usarão para marcar o chão, outros cervos, e abri-los enquanto fazem cocô e xixi.
A musculatura das glândulas é tal que elas podem abrir ambas as glândulas pré-orbitais juntas, ambas as glândulas frontais juntas, ou mesmo abrir todas as quatro ao mesmo tempo, mas as glândulas são sempre abertas de forma síncrona em ambos os lados. Eles também podem aparecer acidentalmente durante outras atividades, já que as glândulas geralmente se abrem se um muntjac estiver mastigando algo sólido ou mordendo outro cervo.
As glândulas frontais formam um formato de V na testa dos muntjacs quando fechadas. Crédito da imagem: Yanjf, iStock |
As glândulas pré-orbitais são talvez as mais estranhas das abas faciais do muntjac, pois podem não apenas abrir, mas também inverter, algo que até mesmo o muntjac juvenil pode fazer. As glândulas em forma de V na cabeça, por outro lado, só podem abrir cerca de um centímetro.
Como sempre, vale a pena não tentar lidar com a vida selvagem e, no caso do muntjac e seu rosto multifacetado, você pode conseguir muito mais do que esperava se tentar brigar com sua testa.
COMENTÁRIOS