Super Mario Bros. Wonder chega no dia 20 de outubro
Alguns dos jogos tridimensionais de Mario estão entre os melhores de todos os tempos, mas o personagem está para sempre associado ao mundo 2D. Por conta disso, chega a parecer estranho que o período entre dois títulos desse estilo seja tão longo, com o novo Super Mario Bros. Wonder chegando às lojas mais de 10 anos depois do último expoente do gênero. Ainda assim, valeu a pena esperar.
A clássica imagem de um cenário colorido, com apenas bloquinhos de tijolo e interrogação para quebrar, remete imediatamente ao passado, mas logo percebemos que bastante coisa mudou. Principalmente na quantidade de elementos do cenário, ao ponto de ser até difícil, em uma primeira olhada, entender o que está acontecendo. Temos fragmentos de cristal voando, moedas de diferentes tipos e, caso o jogador esteja acompanhado, mais de um personagem na tela.
A brincadeira com o ambiente continua quando os protagonistas se transformam em elefantes. O carismático poder é o centro da experiência, pelo menos, na demo de Super Mario Bros. Wonder a que o Canaltech teve acesso na BGS 2023. Ele também serve para potencializar ataques, com fontes e pequenos córregos pelo caminho servindo como golpes à distância.
Não é como a antítese da boa e velha flor de fogo, mas é parecido. E, como manda o figurino, temos mais elementos voando pelo cenário, enquanto ainda estamos somente nas imagens iniciais de um game que ainda vai brincar muito com o imaginário clássico do personagem e, também, com a forma como o jogador entende os elementos do universo.
Canos móveis e lembranças de um passado estranho
Como quem acompanha Mario desde o início sabe bem, alguns dos encanamentos do Reino do Cogumelo são abertos, outros não. E enquanto o encanador italiano e sua trupe, agora com mais amigos do que nunca, segue para frustrar mais uma vez os planos de Bowser, o jogador também vai notar que nem todas as tradições do passado valem.
Isso se torna particularmente incrível quando entramos em uma espécie de portal, que funciona como as fases bônus ativáveis de antigamente. Aqui, as bases do universo são outras e os canos podem se mexer como minhocas ou alterarem seu tamanho, com um segmento logo na segunda fase que lembrou bastante o velho Flappy Bird, uma obsessão esquisita que todos nós tínhamos há alguns anos.
O mapa de fases lembra um jogo de tabuleiro, em outra menção renovada ao passado distante, enquanto trechos da narrativa aparecem em pequenos balões de diálogo e falas das novas criaturas que habitam esse mundo. Então, quando estávamos nos encantando, a demonstração acaba, com a representante da Nintendo na BGS 2023 transparecendo o dó de nos tirar diante do Switch.
A tela de Super Mario Bros. Wonder se enche o tempo todo de elementos e personagens, assim como os olhos de quem está jogando (Imagem: Divulgação/Nintendo) |
Em uma feira de piadas por seu caráter noventista, com a ausência de duas majors do mercado atual, os melhores jogos do evento também são dos principais personagens deste passado. Super Mario Bros. Wonder vem cheio de criatividade em mais um daqueles jogos com a típica cara da Nintendo, perceptível pela amplitude de idade vista na fila de espera para experimentar o game. Que venham mais eventos, estandes e títulos 2D inéditos.
Quando Super Mario Bros. Wonder vai ser lançado?
Super Mario Bros. Wonder chega no dia 20 de outubro. O game é exclusivo do Nintendo Switch e deve ser lançado com localização para o português brasileiro.
COMENTÁRIOS