Equipamentos são disponibilizados para a população de baixa renda que tem antena parabólica.
Centenas de famílias de São Carlos e Araraquara (SP) que têm direito a kits de antena parabólica digital gratuitos disponibilizados para a população de baixa renda que ainda não solicitaram o equipamento que é necessário para que o sinal de TV aberta após a implantação do sinal 5G (veja abaixo como saber se tem direito e como solicitar).
A região já tem 21 cidades com a internet 5G liberada pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).
Em São Carlos, cerca de 80 famílias já trocaram a antena parabólica tradicional pela digital. Há outras 111 famílias agendadas, aguardando a visita do técnico. Mas este número representa apenas 15% do total de famílias que têm direito ao benefício, 85% da população estimada que têm direito à troca gratuita da antena parabólica ainda não realizou o agendamento.
Em Araraquara foram feitas 37 instalações e há 69 agendamentos, o que representa apenas 10,4% da população que deve receber o novo equipamento.
Segundo a assessoria de imprensa, em algumas cidades da região, a instalação dos kits já foi concluída, mas em outras, a troca ainda está disponível, mas precisa da adesão das pessoas que têm direito.
Quem pode receber a antena digital gratuitamente?
Todas as pessoas inscritas em algum cadastro do Governo Federal e que assistem TV por meio de uma antena parabólica tradicional, têm direito a essa troca gratuita.
A substituição é necessária porque, em breve, as parabólicas tradicionais deixarão de funcionar. Isso significa que, quem não fizer a substituição pela nova parabólica digital, não conseguirá mais assistir à TV.
Confira o passo a passo para saber se você tem direito ao kit gratuito:
- Acesse o site Siga Antenado; ou ligue para o número 0800 729 2404, que também funciona como WhatsApp.
- Informe o número de CPF ou do NIS (número de Identificação Social). Se você fizer parte de algum programa social do Governo Federal, poderá continuar respondendo ao formulário.
- Responda as próximas perguntas do formulário.
Se estiver dentro dos critérios obrigatórios – estar inscrito no CadÚnico e ter uma parabólica tradicional instalada e funcionando - será direcionado para o chat e poderá escolher o melhor dia para que um dos técnicos da Siga Antenado vá até a casa e faça a instalação.
Na região, além de Araraquara e São Carlos, há agendamento aberto para instalação do kit gratuito em Américo Brasiliense, Analândia, Boa Esperança do Sul, Descalvado, Dourado, Gavião Peixoto, Ibaté, Motuca, Nova Europa, Ribeirão Bonito, Rincão, Santa Lúcia e Trabiju.
A substituição é realizada pela Siga Antenado, Entidade Administradora da Faixa criada por determinação da Anatel, responsável por apoiar a população durante a migração para o sinal das parabólicas digitais. A Siga Antenado é formada pelas operadoras Claro, TIM e Vivo, que foram as vencedoras dos blocos nacionais do leilão do 5G, com as licenças da faixa 3,5 GHz.
Kit de parabólica digital — Foto: Divulgação |
Por que é preciso trocar o equipamento?
A substituição é necessária porque a parabólica tradicional poderá enfrentar interferências no sinal da TV quando a tecnologia 5G for ativada no município ou região, como chuviscos, chiados, imagem travada ou até interrupção do sinal com a chegada do 5G.
Isso acontece porque o 5G opera na mesma frequência da parabólica tradicional, a Banda C. Já o equipamento digital opera em outra faixa, a Banda Ku.
Sinal 5G na região
A região já tem 21 cidades com a internet 5G liberada pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), que é mais rápida que a disponível atualmente.
No entanto, a liberação pela Anatel não significa a disponibilização dessa nova velocidade de internet imediatamente. A atualização das chamadas Leis das Antenas pelas prefeituras é pré-requisito para a chegada do 5G, que vai oferecer uma navegação até 100 vezes mais rápida.
COMENTÁRIOS