Descubra por que seu animalzinho faz isso
Parece que os cães não perceberam o memorando de que é falta de educação lamber o traseiro quando as pessoas estão observando. Quando os donos veem a língua de seu cachorro indo, bem, lá atrás, isso pode ser assustador para as pessoas. Mas esse comportamento é completamente normal para os cães, e eles não sentem vergonha disso. Existe um propósito para isso?
Por que os cães lambem o traseiro?
Na verdade, é muito natural que os cães lambam o traseiro. “Cães lambendo o ânus é um comportamento normal e parte de seu processo regular de higiene”, diz o Dr. Jerry Klein, Diretor Veterinário do American Kennel Club. Klein diz que os cães lambem os quartos traseiros e outras partes do corpo para remover sujeira, secreção ou detritos. A saliva dos cães contém enzimas que eliminam as bactérias, portanto, espalhar a baba remove os tecidos mortos e ajuda os caninos a limpar as feridas ou irritações - até mesmo nas extremidades traseiras.
Portanto, é normal que seu cachorro lamba o traseiro, mas até que ponto lamber é um comportamento normal? Algumas vezes por dia está bem? E se o seu cachorro lamber o traseiro continuamente ao longo do dia? Embora um movimento rápido da língua não seja um problema, a ação varia para cada cão, e um encontro mais longo pode significar problemas.
E se o seu cachorro estiver constantemente lambendo a bunda?
Se você perceber que seu cão está lambendo os quartos traseiros mais do que o normal, pode ser devido a irritação ou dor. Também pode ser tédio, mas é mais provável que, se for mais do que o normal, seja um problema médico.
“Muitas vezes, se um cão lambe a área anal, isso pode sinalizar uma inflamação ou um problema médico”, diz a Dra. Mary Burch, Ph.D., uma especialista em comportamento animal .
Todos os cães lambem o traseiro, esteja você observando ou não, mas lamber excessivamente as partes íntimas pode ser um sinal de que algo está errado. Verifique se a área está livre de detritos, fezes e tapetes de cabelo.
“Não deve ser contínuo ou obsessivo.” Dr. Klein diz. “ Lamber excessiva pode indicar ou causar inflamação ou um problema médico, como dermatite, laceração, infecção, impactação do saco anal ou crescimento.”
Possíveis causas para lambidas excessivas do seu cão
Os cães lambem a área para aliviar o desconforto e “limpar” as áreas com a saliva. Se estiverem fazendo isso mais do que o normal, pode ser a causa de um problema maior. Os cães normalmente conseguem expressar suas glândulas anais sozinhos, mas se não conseguirem, isso pode significar que o líquido fedorento em seu interior está acumulado a ponto de causar desconforto. Além das glândulas anais, a lambida anal também pode ser causada por problemas dentro e ao redor da bunda do seu cão. Algumas das causas mais comuns de lambidas anais excessivas em cães incluem:
Infecção bacteriana: Embora as glândulas anais saudáveis se encham naturalmente de líquido e sejam expelidas com a defecação, a infecção bacteriana pode se instalar e obstruir esses sacos. Isso pode ser desconfortável e doloroso, então os cães muitas vezes podem lamber a área para aliviar o desconforto. Seu veterinário pode extrair as glândulas e tratar qualquer infecção. Se não forem tratadas, as glândulas anais impactadas podem romper e exigir remoção cirúrgica.
Alergias Caninas: Seu cão pode ser alérgico a coisas da mesma forma que você. Se eles são alérgicos a alguma coisa e sentam sobre ela, isso pode causar desconforto.
“ As alergias caninas , semelhantes aos problemas de saúde que as pessoas enfrentam, seja por causa da comida ou do ambiente, podem fazer com que os cães lambam excessivamente os quartos traseiros”, diz o Dr. Jamie Whittenburg, DVM, diretor do Kingsgate Animal Hospital em Lubbock, Texas. “Identificar a alergia, removê-la se possível e administrar medicamentos e xampus para alergia ajudará a controlar a lambida.”
Infecções do trato urinário: Infecções do trato urinário , alergias e parasitas também podem fazer com que seu cão lamba o traseiro e exija uma visita ao veterinário. A causa mais comum de infecções do trato urinário em cães é a entrada de bactérias na abertura uretral, que é por onde sai a urina. Essa bactéria também pode se desenvolver quando fezes ou detritos entram na abertura uretral.
Parasitas: Parasitas externos , como pulgas , carrapatos e ácaros, e parasitas internos , como tênias , farão com que os cães deslizem as extremidades traseiras pelo chão ou lambam a área sob a cauda. As pulgas podem causar coceira nos cães, especialmente se forem alérgicos a elas. “
As pulgas adoram se reunir perto da base da cauda do cachorro”, diz o Dr. Wittenburg. “ O controle eficaz de pulgas no cão e no meio ambiente ajudará a erradicar o problema.”
Câncer canino: O câncer canino ameaça a vida dos cães de várias maneiras, mas os tumores dentro e ao redor do ânus representam outro motivo pelo qual os cães ficam obcecados em lamber a área. “Dependendo do tipo, tamanho e estágio do câncer tumoral, quimioterapia, imunomodulação e radiação serão necessárias para aliviar o problema de lamber”, diz o Dr.
O que fazer se seu cachorro continuar lambendo a bunda
Alguns desses problemas podem ser resolvidos em casa, limpando o traseiro com xampu canino e água ou escovando bem o cão. Se eles persistirem depois de você tentar fazer isso e você não conseguir identificar o problema sozinho, é hora de consultar o veterinário, especialmente se a parte traseira do seu cão estiver vermelha e inflamada e não mostrar sinais de cura por conta própria ou após limpeza ou escovação.
“Para remover essas irritações, não aplique creme para assaduras, pois muitas dessas pomadas vendidas sem receita podem conter zinco, petróleo, óleo de fígado de bacalhau ou lanolina”, diz o Dr. Lamber e engolir muito creme para assaduras humanas pode causar problemas intestinais ou toxicidade. Eles podem funcionar muito bem para as pessoas, mas não foram feitos para cães.
“Nunca dê medicamentos de venda livre ao seu cão sem a aprovação do seu veterinário”, diz o Dr. Whittenburg. “Muitos desses medicamentos são tóxicos para os cães e outros, se administrados, podem impossibilitar o seu veterinário de tratar adequadamente o seu cão devido a problemas de interação medicamentosa”.
Seu veterinário será capaz de identificar melhor a causa da lambida excessiva. Eles podem precisar realizar testes diferentes dependendo dos sintomas do seu cão e fornecer tratamento adequado. A menos que seu cão esteja lambendo a bunda mais do que o normal, isso é totalmente normal e faz parte da rotina de autocuidado do seu cão. Fique de olho neles e consulte o seu veterinário se tiver alguma dúvida.
COMENTÁRIOS