Super dicas sobre bronquite canina. tratamento e precauções.
Seu cachorro tem tosse nova ou recorrente? Muitas doenças podem causar tosse em seu cão , como a tosse do canil ou o vírus da gripe canina . Mas também é possível que eles tenham bronquite canina, que ocorre quando as ondas aéreas inferiores ficam inflamadas. Pode ser uma condição aguda (de início súbito e de curta duração) ou crônica (que existe há mais tempo). Aprender como reconhecer os sinais de bronquite canina pode ajudá-lo a identificar a causa e fazer com que seu cão com tosse se sinta melhor logo.
Quais são os sintomas da bronquite canina?
Quando um cão inspira, o ar flui pela boca ou nariz até a traqueia, também conhecida como traqueia. A traqueia então transporta o ar inalado para os brônquios (os tubos que conectam a traqueia aos pulmões). Quando essas vias aéreas brônquicas ficam inflamadas, isso é chamado de bronquite canina. Em alguns casos, a inflamação pode até estender-se aos pulmões. Na bronquite aguda, a traqueia também costuma ficar inflamada, então, se você ouvir o termo “traqueobronquite”, é a isso que se refere.
Segundo o Dr. Jerry Klein, Diretor Veterinário do AKC, o principal sinal de bronquite crônica é a tosse persistente. No entanto, na bronquite aguda, os sinais podem variar porque as causas são muitas. Por exemplo, se houver uma infecção subjacente, o cão pode estar com febre.
Ainda assim, a tosse é o sintoma mais proeminente. “Muitas vezes, a tosse é seca e paroxística (em forma de espasmos), soa como uma buzina de ganso e é notada quando o cão está excitado ou se levanta após descansar”, diz o Dr. “A tosse pode persistir por uma a três semanas. A bronquite grave pode causar pneumonia e ser difícil de distinguir.”
O que é bronquite canina aguda?
Klein observa que há muitos motivos pelos quais seu cão pode ter bronquite aguda. “Bronquite e traqueobronquite em cães são frequentemente de natureza infecciosa – viral ou bacteriana. Parasitas , doenças orais ou faríngeas, doenças pulmonares , inalação de fumaça ou vapores químicos cáusticos também podem causar bronquite.”
As alergias podem causar bronquite aguda em cães. Os cães podem ter alergias, assim como as pessoas. As alergias a cães são bastante comuns em todas as raças e são a hiper-reação do sistema imunológico a um alérgeno como a saliva de uma pulga ou um alimento específico. Quando um cão inala algo parecido com pólen, pode causar uma resposta inflamatória dos brônquios e causar bronquite aguda.
O que é bronquite crônica em cães?
Por outro lado, a bronquite crônica em cães é uma doença de longa duração e é diagnosticada quando um cão apresenta tosse há pelo menos dois meses, mas não é contagiosa ou infecciosa. É um diagnóstico de exclusão, o que significa que um veterinário deve descartar todas as outras possíveis doenças médicas subjacentes que possam estar causando a tosse prolongada antes de rotulá-la como bronquite crônica. Klein alerta que a bronquite crônica em cães é observada com mais frequência em raças menores, mas raças maiores também podem contraí-la.
Se não houver doenças subjacentes que causem a tosse, o que causa a bronquite crônica? Dr. Klein diz que é causado por inflamação constante das vias aéreas. Danos permanentes às vias respiratórias do seu cão também podem ser uma causa. “Alterações na conformação laríngea ou traqueal, como colapso traqueal , também podem causar bronquite”, afirma. A obesidade em cães também pode piorar a condição.
A bronquite crônica em cães pode piorar após mudanças repentinas no clima ou se houver outros estresses ambientais. Por exemplo, o Dr. Klein explica que o inverno pode causar ar especialmente seco, o que pode afetar o movimento dos cílios (minúsculos dedos semelhantes a cabelos que ajudam a remover o muco e os detritos dos pulmões). Se o movimento dos cílios mudar nas vias aéreas, isso também pode causar inflamação.
Como é diagnosticada a bronquite canina?
Se o seu veterinário diagnosticar bronquite em seu cão, seja aguda ou crônica, isso será baseado no histórico do seu cão, em um exame físico completo e nos sinais clínicos da doença em seu cão. Lembre-se, com bronquite crônica, seu veterinário tentará eliminar todas as outras possíveis causas da tosse.
Klein explica que as ferramentas de diagnóstico são frequentemente usadas para confirmar uma causa suspeita de tosse ou para descartar outras coisas que possam estar causando isso em seu cão. Essas ferramentas podem incluir radiografias (como raios X), endoscopia (quando uma pequena câmera na extremidade de um endoscópio é inserida nas vias aéreas), esfregaços brônquicos (amostras coletadas dos brônquios), biópsias, lavagem brônquica ou lavagem ( uma solução salina que é lavada nas vias aéreas e depois coletada).
Como é tratada a bronquite em cães?
Klein afirma que em casos de bronquite canina aguda ou novos casos de traqueobronquite aguda, os veterinários recomendam tratamento de suporte. Isso significa descanso para o seu cão, nutrição de boa qualidade e hidratação. É importante lembrar que cães com bronquite aguda geralmente são infecciosos, portanto, isole seu cão de outros cães, se possível. No entanto, se o seu cão estiver com febre ou não estiver comendo ou bebendo , a doença subjacente deve ser tratada.
A nebulização, ou terapia a vapor, também pode ajudar a liberar o muco e facilitar a tosse do cão. “Isso pode ser feito facilmente em casa, transformando o banheiro em uma sauna a vapor”, diz o Dr. “Feche o quarto, tome um banho quente por cinco minutos e depois desligue o chuveiro.” Em seguida, deixe seu cão respirar o vapor. Klein recomenda que você não coloque seu cachorro no chuveiro e desligue a água para evitar queimaduras ou queimaduras.
Qual é a expectativa de vida de cães com bronquite crônica?
Não há cura para a bronquite canina quando ela é crônica. Pesquisas recentes sobre bronquite crônica mostram que podem estar envolvidas alterações nos microrganismos dos pulmões, o que poderia levar a novos tratamentos direcionados. Mas, por enquanto, os corticosteróides são o tratamento padrão porque diminuem a inflamação nas vias respiratórias e aliviam a tosse. Se o seu cão tiver bronquite crônica, este tratamento durará a vida toda.
Embora os danos às vias aéreas sejam permanentes e progridam lentamente, a expectativa de vida em cães com bronquite crônica é geralmente normal quando tratada adequadamente. Os cães ainda podem ter uma vida feliz quando o tratamento é consistente e mantêm um peso saudável, têm uma boa dieta e são capazes de evitar alérgenos e irritantes transportados pelo ar, como a fumaça. Também pode ser útil passear com o cachorro com um arnês em vez de uma coleira para aliviar a pressão na traqueia.
Você pode prevenir a bronquite canina?
Qualquer cão pode sofrer de bronquite aguda ou crônica. Mas existem medidas que você pode seguir para ajudar a prevenir a doença, como ajudar seu cão a manter um peso saudável e evitar irritantes inalados. Você também pode proteger seu cão de doenças que causam tosse.
“Existem vacinas disponíveis para proteger seu cão contra doenças como cinomose , parainfluenza, adenovírus canino 2 e Bordetella , alguns dos principais organismos responsáveis por causar traqueobronquite infecciosa – tosse do canil – e outras doenças respiratórias”, diz o Dr. “Seu veterinário discutirá e recomendará os tipos de vacina e o calendário de vacinas mais apropriados para o estilo de vida do seu cão.”
COMENTÁRIOS