Prefeitura busca alternativas com o objetivo de evitar e inibir esse tipo de prática
O furto de cabos de cobre é um crime que tem gerado grande número de ocorrências em Américo Brasiliense e causado transtornos para a população. Nos últimos meses, por exemplo, ações criminosas desta natureza provocaram a interrupção da energia, deixando sem água consumidores de algumas regiões.
No mês de setembro, na madrugada de segunda-feira dia 18, ouve uma ocorrência de furto de cabos no P5, poço de abastecimento do bairro Jd Vista Alegre. O fato acabou gerando a interrupção de água em certos pontos da região, atingindo outros bairros localizados no entorno. Em razão do ocorrido, o fornecimento de água foi reduzido até que a situação fosse totalmente restabelecida.
No último dia 19, colaboradores do departamento de Urbanismo do município, estiveram na praça Pedro de Toledo, a praça do coreto como é conhecida, e constataram um novo furto de cabos, que deixou a praça sem iluminação, o local é o destino preferido de moradores de rua e usuários de drogas.
Colaborador do departamento de Urbanismo do município na praça do coreto |
PREJUÍZOS PARA A POPULAÇÃO
Os recursos que o executivo tem destinado para reposição de cabos furtados deixam de ser investidos na modernização do município, na substituição de luminárias convencionais por modelos em LED ou na expansão da estrutura de iluminação pública nas regiões da cidade.
MEDIDAS ADOTADAS
Além de contar com o apoio da Polícia Civil, que trabalha na investigação e consequente criminalização dos envolvidos no furto e receptação deste material, a Prefeitura está procurando desenvolver uma série de medidas que tem o objetivo de evitar e inibir esse tipo de prática.
COMENTÁRIOS