Prefeitura regulamentou o sepultamento de animais de estimação em cemitérios públicos.
Cemitério público de Matão (SP) regulamentou lei que permite que pets sejam enterrados em jazigos e terrenos do cemitério público foi sancionada em julho de 2022.
Regras
A prefeitura de Matão divulgou as regras para o sepultamento de pets na cidade, que terá cobrança de taxa de mesmo valor do enterro de humanos.
O procedimento será feito somente em jazigos já pertencentes à família do tutor do animal, em até 24 horas após a constatação da morte. Não haverá espaço específico ou venda de novas sepulturas para essa finalidade.
É preciso um atestado de óbito, devidamente assinado por um profissional, credenciado pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária, com todas as informações do bichinho de estimação, principalmente a causa da morte.
O corpo do animal deve estar acondicionado individualmente, com exceção de mãe com filhotes, em embalagem ou urna de material neutro biodegradável. Não será permitido velar o animal no Velório Municipal.
Se o animal morrer sob suspeita ou em decorrência de doenças transmissíveis ao ser humano ou contagiosas à espécie canina, como cinomose e parvovirose, não poderá ser sepultado. Ele deverá ser cremado primeiro para que, em seguida, as cinzas sejam colocadas no jazigo.
Todos os registros de sepultamentos de animais serão inseridos no site do Cemitério Municipal.
Fonte https://g1.globo.com/
COMENTÁRIOS