Operação da Polícia Civil investiga vereadores e empresários no município. Documentos foram apreendidos na prefeitura e serão encaminhados para anális
Prefeito de Cajuru (SP), Alex Moretini disse à EPTV, afiliada da TV Globo, que a administração não tem relação com a possível fraude em licitações para contratação de transporte escolar, em investigação pela Polícia Civil.
Policiais fizeram buscas no setor de licitações da prefeitura na manhã desta terça-feira (28) e chegaram a apreender documentos que serão encaminhados para análise do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE).
“A Prefeitura hoje foi informada que deveria fornecer documentação relacionado ao transporte de estudantes, devido a uma ocorrência aonde citam vereadores e funcionários de transporte. [Quero] deixar bem claro que a prefeitura não tem relação nenhuma com as investigações, a prefeitura age de maneira correta e transparente", disse.
Além dos documentos, também foram apreendidos aparelhos eletrônicos em cumprimento de nove mandados de busca e apreensão realizados pela Polícia Civil. Todo o material será periciado.
A ação faz parte da Operação Limpidus, da Policia Civil, e investiga fraude em licitação realizada para a contratação de transporte escolar. Os valores chegam a R$ 2,5 milhões ao ano.
Além do setor de licitações, as buscas se estenderam às casas de dois vereadores, um servidor municipal, dois empresários, e duas empresas. Os envolvidos estão com o nome sob sigilo.
Busca e apreensão
A apreensão dos documentos ocorreu durante o cumprimento de nove mandados de busca e apreensão em Cajuru e em Serra Azul (SP).
A principal suspeita é que de que os dois vereadores de Cajuru tenham coagido empresários do ramo de transporte a deixarem de operarem em algumas linhas específicas do transporte público escolar da cidade.
Isso teria acontecido, segundo a polícia, para que esses vereadores e seus familiares obtivessem vantagens financeiras.
Operação Limpidus
Limpidus é um termo latim que significa limpeza, transparência.
As investigações foram desenvolvidas pelo Centro de Inteligência de Ribeirão Preto (SP). Ao todo, quarenta policiais civis e dez viaturas fazem parte da ação.
A operação foi desencadeada pela Delegacia Seccional de Ribeirão Preto (SP) e conta com apoio operacional de equipes da Polícia Civil de Jardinópolis (SP), Serrana (SP), São Simão (SP), Central de Polícia Judiciária Integrada e Departamento Estadual de Investigações Criminais (DEIC).
Polícia Civil cumpriu nove mandados de busca e apreensão em Cajuru e em Serra Azul, SP — Foto: Divulgação |
COMENTÁRIOS